terça-feira, 5 de maio de 2015

CASA MESTRE ANANIAS EM " DIÁLOGOS "



A Casa Mestre Ananias inicia uma ação nomeada DIÁLOGOS pelo projeto do edital ProAC de Culturas Populares da Secretaria de Cultura do Estado. Esse movimento visa fortalecer e dar visibilidade, mas sobretudo aproximar, em fé e festa, as comunidades das distintas expressões da cultura popular no Brasil. São Paulo em meio a sua incessante urbanização também pulsa, em suas origens rurais, o clamor de uma vida mais tranquila e mais simples. Assim, a Casa Mestre Ananias se propõe ser um mundo alternativo às evidências da cultura de massa desse tempo.

Os universos profano religiosos do Samba de Roda, da Congada, da Folia do Divino e do Fandango serão vivenciados em suas diversidades, trazendo pontos comuns entre seus Mestres e seus brincantes. Veja em FESTAS e na página do FACEBOOK sobre Ubatuba

O primeiro deslocamento da Casa será em direção à Congada de Cotia na 58ª Festa de São Benedito. Vamos juntar dois Mestres: Ananias e Seu Benedito, homens negros com caminhadas e gênios distintos, porém com uma forte ligação ancestral. Ambos migraram na década de 50 de suas terras de origem espalhando, a partir de então, um vasto legado. Um deles baiano capoeirista, que vem para a cidade de São Paulo e o outro que de São Luís do Paraitinga chega em Cotia formando família e comunidades em torno dos seus saberes.

Na Fé das Congadas de São Benedito vamos sambar em homenagem ao protetor do povo negro e de todo povo guerreiro.



Quando: Sábado dia 09 de maio de 2015
Que horas: 21h
Onde: Rua Princesa Isabel 146 - Vila São Joaquim - Cotia

foto Zé Amaral
Arte do Cartaz Fê Guimarães

Nenhum comentário: